Contato

(19) 99646-5260

E-mail

contato@movimentolgbt.com.br

FORÇA E RESISTÊNCIA

Entrevista Podcast Saturno99 
Por Sonayô

Nome: Vinicius Prado
Idade: 36 Anos
Signo: Sagitário
Cidade de nascimento: Limeira


Nome: Guilherme Vendramini
Idade: 35 Anos
Signo: Virgem
Cidade de nascimento: Limeira 


Qual a formação de vocês?

Vinicius – Sou formado em Comércio Exterior e Administração. Fiz curso técnico de Administração na juventude e não fugi muito disso na faculdade!
Guilherme – Iniciei a faculdade de História, uma das grandes paixões da minha vida, mas por motivos de força maior tive que trancar o curso. Porém, ainda tenho como meta retomar e concluir. Ainda não posso me considerar oficialmente um pesquisador histórico, por isso me considero um exímio curioso histórico.

Conta para nós de onde surgiu o nome Saturno99.

A gente decidiu voltar para o ramo de podcast e precisávamos de um nome bom, curto e que representasse a gente. O 99 vem do ano em que nos conhecemos, 1999, ainda na quarta série do fundamental. Essa foi a parte fácil. O difícil foi o Saturno. Batemos muito a cabeça até encontrar um bom nome e algo que expressasse o que os 2 gostavam e foi na astronomia que encontramos um campo em comum e então surgiu o Saturno99!

Vocês são amigos a muito tempo, e a ideia de criar um podcast surgiu quando e com qual objetivo?

Já tivemos um outro projeto de podcast, chamado SBN Podcast em formato apenas de áudio. Começamos um pouco antes da pandemia, lá em novembro (ou outubro, não lembro) de 2019. Começou como um podcast Nerd, falando sobre assuntos de cultura pop, cinema, série… Mas então veio a pandemia e começamos a diversificar os assuntos e quadros. Durou mais de 1 ano o projeto, mas como tudo que começa, o projeto acabou, de forma muito natural, quando as coisas começaram a voltar após o afrouxamento da pandemia.

Quais os planos para 2025? O que podemos esperar do Podcast Saturno99?

Começamos o Saturno99 sem muito planejamento e continuamos a seguir o ritmo. Estamos esperançosos que o Podcast possa crescer cada vez mais, mas que isso não aconteça de uma forma que perca a identidade nossa e nem que nos tire do rumo e do propósito que temos para o projeto.

Em lives sempre ocorrem gafes, tem alguma história engraçada de algo que rolou durante esse 1 ano de projeto?

A nossa dinâmica é muito livre. Não temos roteiros ensaiados, nem seguimos um mesmo molde engessado, então gafes sempre acontecem. Quem já assistiu sabe que gostamos muito de brincar um com o outro, zuando bastante um com o outro e buscando sempre deixar as conversas leves e divertidas. Então gafes vão acontecer sempre. Até brincamos de fazer uma plaquinha com o escrito: “desculpe pelo Vinicius”.
Mas, se for para citar um momento em específico, podemos falar sobre uma live em que nosso convidado era o Leandro Loureiro, um excelente dublador que vive em Limeira, e nós dois afirmamos categoricamente que só assistimos filmes legendados. A reação dele foi engraçada e nós imediatamente soubemos que tínhamos cometido uma gafe. Mas olha, pode ter certeza que toda live acontecerá algum momento constrangedor e uma das coisas mais legais é que o chat sempre nos corrige ou entra na brincadeira com a gente. Essa interação é muito válida pra nós.

Quem para cada um de vocês seria um convidado especial pra participar do projeto?

Vinicius – Eu gostaria muito de trazer o Cauê Moura. Um ícone do Youtube. Um dos primeiros Youtubers brasileiros e um grande comunicador. Me identifico muito com os pensamentos dele e por isso acredito que o bate-papo seria muito interessante.
Guilherme – Olha, não sei se tenho alguma pessoa em específico. Uma coisa que aprendi sendo host de podcast é que as melhores conversas rolam com pessoas que menos esperamos. Conhecer algumas pessoas incríveis como temos conhecido desde a época do SBN tem sido gratificante, por isso, hoje eu tenho comigo que prefiro conhecer novas pessoas através da nossa plataforma do que talvez trazer famosos. Limeira e região está cheia de “desconhecidos” que estão produzindo coisas muito legais e ficar sabendo destas coisas e de alguma forma ajudar na divulgação destas pessoas tem sido o mais legal de todo o projeto.

Qual a projeção de vocês para daqui a 5 anos?

Acreditamos que o Podcast tem um potencial enorme para ser uma grande referência aqui na cidade de Limeira e vamos explorar muito isso. Focando em parcerias com nossos convidados e com movimentos da cidade, buscar cada vez mais espaço para fazer a diferença na cidade de Limeira. Além disso, criar conteúdo digital é desafiador, porque a forma de se consumir estes conteúdos muda frequentemente e com muita velocidade. Portanto, é difícil projetar exatamente o que será o Saturno99 daqui cinco anos. Nossa vontade é expandir e criar também outros tipos de conteúdo que nos agrada e que gostamos de fazer. Por enquanto são apenas projetos, mas ainda teremos muitas novidades.