contato@movimentolgbt.com.br contato@movimentolgbt.com.br

 

Para xs amigxs que curtem espiritualidades, nós, da página LGBT Espírita Brasil, trazemos uma indicação de leitura bastante válida. Trata-se do livro do médico e palestrante espírita Andrei Moreira, intitulado Homossexualidade sob a ótica do Espírito imortal.

Nele o autor aborda o tema sob um viés científico atualizado, com foco no combate às discriminações e LGBTfobias. Além disso aborda o ser LGBT à luz da doutrina espírita, em especial sob a ótica da bissexualidade psíquica do espírito humano, reafirmando que o ser humano possui latente em si tanto habilidades masculinas como femininas e as desenvolve através das reencarnações.

Reencarnamos ora como homens, ora como mulheres, ora não se identificando com nenhum desses polos socialmente reconhecidos em nosso meio, ora uma essência espiritual masculina em corpo padronizado pela sociedade como feminino, ora uma essência espiritual feminina em corpo padronizado pela sociedade como masculino.

Todas essas experiências são formas de desenvolvimento do espírito humano, que em sua origem é simples e pouco sábio e adquire o saber a partir das vivências. Como aponta o autor: saber e sabor tem a mesma raiz etimológica, donde se percebe que sabemos aquilo que experimentamos.

No livro o autor procura ainda trabalhar temas como o amor próprio e autoaceitação, vivência de parcerias focadas na afeição verdadeira e no amor (não buscando viver relações conforme pressões da sociedade, não condizentes com a nossa realidade de pessoas homossexuais ou transgêneras).

Vejamos alguns trechos do livro de Andrei, só para deixar o gostinho na boca de vocês. rsrsrs. O restante convidamos à leitura. 😉

“O objetivo deste estudo não é dar respostas, mas fomentar a discussão e o debate, a pesquisa e a ampliação de consciência sobre o tema, à luz da imortalidade da alma, consoante os ensinamentos da Doutrina Espírita. O foco é o Espírito imortal, viajor da eternidade em suas múltiplas experiências evolutivas construtoras do progresso e da maturidade do filho de Deus.

Busca-se, aqui, promover o desenvolvimento da ideologia cristã de acolhimento integral, aceitação incondicionada e amor ao próximo, regras áureas do Evangelho de Jesus, base da Doutrina Espírita. Para isso, aliam-se nesta obra conhecimentos científicos e reflexões doutrinárias, objetivando o incentivo ao desenvolvimento de uma cultura inclusiva e amorosa em que se conjuguem valor e ação na prática espírita e na vida dos cristãos.

CAP 1 – Sexualidade – conceitos e definições

p. 33 – A sexualidade humana é plural, não se limitando a um só gênero ou manifestação. É imprescindível conhecê-los e diferenciá-los para uma melhor compreensão da expressão sexual e afetiva humana. Segundo o conhecimento e as definições psicológicas atuais, existem cinco diferentes gêneros: o heterossexual, o homossexual, o bissexual, o travesti e o transexual.”